

“A história tem o título “8” e gira em torno de julgamento sobre a Proposição 8, uma iniciativa popular que foi aprovada nas urnas pela maioria dos eleitores californianos para modificar a constituição do Estado com o objetivo de assinalar que somente o enlace entre um homem e uma mulher é considerado casamento.”
“A Proposição 8 foi lançada em novembro de 2008 e paralisou os casamentos gays que eram realizados na Califórnia após uma sentença do máximo tribunal do Estado.
A proposta foi posteriormente recorrida nas cortes federais pelos grupos que defendem os casamentos homossexuais.
O tribunal de apelações do nono circuito judicial da Califórnia declarou no último dia 7 de fevereiro que é inconstitucional a proibição de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, apesar de o processo continuar nas mãos da Justiça e se encaminhar para a Corte Suprema dos EUA.
A obra de teatro tenta encenar a exposição de argumentos no julgamento contra a Proposição 8 e é baseada em um roteiro de Dustin Lance Black, ganhador do Oscar de melhor roteiro por “Milk – A Voz da Igualdade”, filme sobre Harvey Milk, que se transformou no primeiro cargo público abertamente homossexual eleito nos EUA.
Segundo explicou Reiner, a representação tenta mostrar como foram os debates na sala do tribunal na apresentação do caso em 2010, quando a Corte Suprema da Califórnia decidiu impedir que as câmeras de televisão gravassem o processo.”
“”Hoje podemos mostrar ao povo de todo o mundo um olhar do que aconteceu a portas fechadas”, comentou o cineasta.
“8” contou com a participação de George Clooney, Brad Pitt, Martin Sheen, Kevin Bacon, Jane Lynch, Matthew Morrison e Jamie Lee Curtis, entre outros”.
No vídeo, disponível abaixo em versão original, você pode conferir a peça completa. A apresentação foi transmitida simultaneamente na Internet e conferida ao vivo por 200 mil pessoas, no dia 03 de março de 2012, “no teatro Wishire Ebell de Los Angeles, na Califórnia.
Fonte: Gazeta do Povo